O nosso blogue

ERGUE-TE deu mais um passo

No passado dia 25 de Novembro – Dia da Erradicação para a Violência contra as Mulheres – a Equipa de Intervenção social ERGUE-TE, no âmbito da sua plataforma Estrutura de Emprego Protegido (EEP) e em parceria com o CEARTE, apresentou um novo produto, a Lancheira de marca “ergue-te”. Feita com matérias-primas nacionais, o burel - pura lã de ovelha batida proveniente da Serra da Estrela - e linho, esta moderna e bela lancheira custa 22,50 euros. Há ainda outra versão da Lancheira, em tecido estampado, que custa 20 euros. E se o valor das inovadoras lancheiras poderá parecer elevado, a Irmã Martinha Silva, responsável da ERGUE-TE justificou dizendo: “Não é por acaso que os nossos produtos não são baratos. Em boa verdade, a escolha criteriosa da melhor matéria-prima e a exigência de perfeição na execução dos produtos tem o propósito de dizer que a vida destas mulheres também é muito valiosa”.
Segundo a Irmã Martinha Silva, “A história de vida destas mulheres é muito difícil, com muita violência, muita exclusão e sobretudo são pessoas a quem falta a oportunidade de ter uma vida diferente”. E é aqui que entra a ERGUE-TE: ao acompanhar estas mulheres ao longo de um percurso de libertação, de inclusão e de dignificação.

“A nossa missão é tirar o melhor de cada uma destas mulheres, dar-lhe voz, dar-lhe vida e dar-lhe forma nestes produtos”- indicou a responsável da ERGUE-TE.

A apresentação da Lancheira “ergue-te”, bem como do sítio eletrónico http://erguete.pt/  aconteceu no CUMN e teve a participação musical da tuna feminina Estudantina, da AAC. A abertura do evento coube ao director do CUMN, o padre Gonçalo Castro Fonseca, que agradeceu a oportunidade do CUMN acolher nas suas instalações esta nova iniciativa da ERGUE-TE. Segundo o jesuíta, esta ocasião foi sobretudo uma oportunidade de reconhecimento da ERGUE-TE por tanto bem dado e recebido.
E foi com este sentimento de gratidão que a Irmã Martinha Silva, líder da equipa ERGUE-TE, expressou que a alegria em apresentar este novo produto visa por sua vez sensibilizar a comunidade a participar no projeto. Martinha Silva, informou que o valor da compra destes produtos - em conjunto com as medidas de apoio ao emprego - reverte na íntegra para ajudar a pagar os salários destas mulheres em processo de integração no mercado laboral.
Na gama de produtos “ergue-te” existem artigos bem originais, desde Malas para computador e ipad, Mala de senhora reversível (também em burel e linho), uma Malinha de mão, Porta-documentos, Porta-canetas, Porta-chaves e também outros produtos, de decoração, de cozinha, de viagem, artigos infantis, de Natal e também a tradicional doçaria caseira. Todos estes produtos podem ser adquiridos nas instalações da EEP , na rua da Ilha, Nº 12 ( próximo da Sé Velha) ou através da loja online, no sítio eletrónico http://erguete.pt/loja
A Equipa de Intervenção Social ERGUE-TE nasce da inspiração de uma Mulher, Maria Micaela Desmasières, no século XIX, em Espanha. Respondendo a uma necessidade urgente do seu tempo, e no meio de dificuldades, incompreensões e perseguições, dedicou-se a libertar e promover a mulher oprimida pela prostituição. Deslocava-se aos “prostíbulos”, no centro de Madrid, propondo às mulheres um novo projeto de vida. Movida por um forte apelo de Deus presente na Eucaristia, entrega a sua vida à causa da Mulher explorada e funda, em 1856, a Congregação das Religiosas Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade. Faleceu a 24 de agosto de 1865, em Valencia. Ainda não tinham passado 70 anos após a sua morte e a Igreja proclama-a Santa. Foi Pio XI quem no dia 4 de Março de 1934, elevando-a aos altares, disse à comunidade dos crentes que o caminho de Micaela foi sem dúvida um caminho de santidade. Hoje, as Irmãs Adoradoras são uma Congregação Religiosa internacional, constituída por cerca de 1100 Irmãs, presentes em 23 países da Europa, América, Asia e África.
 
Hugo Anes
 

Registo no website da Equipa ERGUE-TE

Registe-se para receber novidades e informações acerca das atividades da Equipa ERGUE-TE.

Login

Please login using your credentials recived by email when you register.

I forgot my password | Resend activation e-mail

×